Próxima parada: Cuba

grupo deleituraNo ultimo sábado, 01/10/2011 realizamos o segundo encontro do Escribas. Estiveram presentes cinco membros do grupo, todos estudantes do curso de jornalismo da Universidade Católica de Brasília. O papo foi sobre o livro Paris é uma festa, de Ernest Hemingway, acompanhado por muito suco e uma deliciosa torta de frango.

Ainda não definimos uma forma de registrar nossos encontros, entretanto, não poderia deixar de fazer este simples relato. Entre tantas, algo que nos tocou no livro é o fato da própria literatura ser o ponto principal das história contadas. Em vários momentos o autor fala das suas relações com a literatura, livros e escritores, fazendo do texto seu objeto de análise por ele mesmo.

O escritor relata trechos de encontros com escritores, artistas e pessoas que marcaram sua vida naquela época. Narra suas experiências com as tão famosas apostas em corridas , o dilema em ter abandona o jornalismo para se dedicar a literatura, a fome que passava, ao ter perdido todos os seus escritos em uma viagem e até a influencia dos escritores russos naquela época.

Com bastante clareza e ricas descrições Hemingway conta suas vivencias pela cidade entre os anos de 1921 a 1926. É fato que em alguns momentos o texto chega a ser monótono pra quem não conhece a capital francesa, principalmente quando passa a descrever os cafés, monumentos e lugares da cidade. Por isso contamos com o filme Meia Noite em Paris do diretor Woody Allen, como auxilio complementar.

Para a próxima leitura cubano por 30 diasescolhemos Cubano por 30 dias, do jornalista norte-americano Patrick Symmes. A reportagem foi traduzida e publicada pela folha de São Paulo e pode ser acessada em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/867590-cubano-por-30-dias.shtml

Por André de Castro 

Publicado em 8 de outubro de 2011, em Espaço Literatura. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário